Por Francy Teixeira
Com a interrupção da aplicação da segunda dose da coronavac em cidades de ao menos 18 Estados, o coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores, o piauiense Wellington Dias (PT), disparou contra a desorganização da União, pontuando que a culpa pela paralisação 'não é dos Estados', sinalizando que chegou a alertar para o então ministro Eduardo Pazuello sobre os riscos.
De acordo com Dias, na conversa, eles sinalizaram a Pazuello que havia um buraco no calendário de entregas no mês de abril. “Fomos acusados primeiro por estar armazenando a 2ª dose. E o desastre não é maior na falta de 2ª dose pelo planejamento de muitos Estados e municípios”, afirmou.
O governador piauiense citou o esforço do Butantan em garantir que a imunização não seja paralisada, mesmo com o atraso na entrega do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) pela China. “Foi graças ao esforço do Butantan, de São Paulo e de entendimentos que tivemos com governo e embaixada da China que tivemos a liberação dos dois lotes que vão, mesmo com atraso, assegurar a segunda dose para muitos Estados e municípios”, afirmou o petista em entrevista ao site Poder 360.
francyteixeira@meionorte.com