O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa nesta sexta-feira (6) da 45ª Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul, realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.
O encontro, promovido semestralmente, tem como tema central nesta edição a integridade nas políticas sociais, com foco em planejamento e coordenação, transparência e rastreabilidade, além de avaliação e monitoramento para aprimoramento contínuo das ações.
OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO
O evento representa uma importante oportunidade de diálogo entre os países-membros, destacando o papel de liderança do Brasil no Mercosul na promoção de políticas sociais inclusivas e integradas.
Além disso, o encontro será um espaço estratégico para fortalecer o engajamento em torno da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo presidente Lula em 2023. A iniciativa tem como objetivo acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, que tratam da erradicação da pobreza extrema e da fome.
A proposta de criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza surgiu durante a presidência do Brasil no G20, em decorrência de um cenário preocupante: após anos de avanços, o mundo passou a registrar estagnação — e, em alguns contextos, retrocessos — nesses indicadores.
A Aliança busca mobilizar governos, organismos internacionais e a sociedade civil em torno de ações coordenadas, eficazes e sustentáveis para enfrentar esses desafios de forma global e solidária.