SEÇÕES

Vieira diz que reiterou pedido para reversão do tarifaço em conversa com Rubio

Ministro Mauro Vieira discute com os EUA tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Encontro busca distensão e cooperação entre os países. Saiba mais!

Mauro Vieira | Foto: Agência Brasil
Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta quinta-feira (16) que teve uma "conversa muito produtiva" com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. A questão do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros foi um dos principais assuntos abordados durante o encontro, segundo o ministro.

A reunião ocorreu na Casa Branca, onde os dois permaneceram juntos por cerca de 1h15. Durante a maior parte da conversa, os assessores estavam presentes, mas por 20 minutos, Vieira e Rubio ficaram a sós. O encontro aconteceu apenas uma semana após o telefonema entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, e é considerado mais um passo para a distensão nas relações entre os dois governos. Vieira destacou que, durante a reunião, prevaleceu uma "atitude construtiva", com foco na cooperação e no respeito mútuo.

O chanceler brasileiro enfatizou que o encontro inicial foi "muito produtivo", começando com um diálogo bilateral reservado de 20 minutos e seguido por uma reunião mais ampla com a participação de membros da equipe comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil. “Durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada para a retomada das negociações e com boa sintonia entre os dois países”, afirmou o ministro.

Vieira também observou que a conversa representou o início de um "processo auspicioso" para a reversão do tarifaço. "Esse é um primeiro passo promissor para normalizar e abrir novos caminhos nas relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reverter as medidas adotadas pelos EUA desde julho", declarou.

O encontro ocorreu no contexto das discussões para a realização de uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Embora o ministro tenha afirmado que o encontro entre os presidentes deve ocorrer "em breve", ainda não há uma data ou local definidos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também