Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, São Paulo, anunciou na última semana um decreto inédito, que ele chamou de “livre trânsito” entre a cidade e os Estados Unidos. O anúncio foi feito em suas redes sociais na sexta-feira (17), acompanhado de um vídeo em que o prefeito detalha a medida, associando-a ao início do mandato de Donald Trump como presidente dos EUA.
Declarações sobre o decreto
No vídeo publicado no Instagram, Manga afirmou:
“Trump, pode vir para Sorocaba. Decreto de livre trânsito entre Sorocaba e os Estados Unidos da América. O presidente Trump toma posse agora, dia 20. Estou redigindo um decreto onde os políticos, empresários, estudantes, inclusive para intercâmbio, vão poder utilizar da estrutura de Sorocaba para troca de experiência com aquele país”.
Ele também destacou que a cidade busca aproveitar o que chamou de “momento de grande prosperidade” com a posse de Trump. “Esse decreto passa a valer dia 20, junto com a posse do Donald Trump”, completou.
Objetivos do decreto
Segundo o texto publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (20), a iniciativa prevê fomentar “agendas conjuntas para projetos de impacto social e econômico, encontros, seminários, workshops e outras atividades de integração com parceiros norte-americanos”. Entre as áreas destacadas estão comércio, investimentos, turismo e infraestrutura, com foco em promover o desenvolvimento econômico da cidade.
Sem custos adicionais para o município
O documento ainda ressalta que a medida não gerará custos extras ao orçamento municipal. Caso despesas sejam necessárias, estas serão cobertas por dotações orçamentárias já existentes ou suplementares.
Termos não mencionados no decreto oficial
Apesar do entusiasmo nas redes sociais, o decreto oficial não menciona o termo “livre trânsito”, como sugerido por Manga no vídeo. O texto trata de fomentar parcerias e projetos conjuntos, sem especificar medidas que impliquem trânsito facilitado ou livre circulação entre Sorocaba e os EUA.