Uma rivalidade política acabou em tumulto no último sábado (14), em Capim Grosso (BA), após um desentendimento entre o atual prefeito, Sivaldo Rios, e o ex-prefeito Itamar da Silva Rios. O episódio, marcado por agressões verbais, xingamentos e até ameaças, ocorreu num bar frequentado por opositores da gestão municipal.
▶ APOSTA MILIONÁRIA COMO ESTOPIM
Segundo relato de Itamar ao Portal do Casé, tudo começou com um recado inusitado: “Estava no bar, que é conhecido com o um point da oposição e, de repente, chegou um funcionário da prefeitura por nome Del do IPTU, trazendo um recado do prefeito Sivaldo. Era um desafio, chamando a mim e meus aliados para apostar R$ 100 mil que o candidato dele ganharia as eleições de 2028”.
O ex-prefeito disse ter aceitado o desafio, com uma exigência: “Sivaldo precisaria indicar logo um nome para disputa em 2028”.
▶ AMBIENTE FICOU TENSO
Itamar afirmou que a reação do prefeito foi imediata e agressiva. “Parece que ele não gostou da resposta e eu, que estava com outros amigos, Maruzan, Dr Jailson Filho, Arthur de Aderbal, fui surpreendido quando o prefeito chegou junto com outros três homens, visivelmente alterado. A partir daí, ele começou a me xingar e colocou o dedo em minha cara”.
Durante a confusão, o irmão de Maruzan, que possui deficiência física, se envolveu e também teria sido intimidado. Segundo testemunhas, o clima ficou insustentável, e o prefeito precisou ser contido por pessoas que estavam no local.
▶ DEFESA DIZ QUE HOUVE PROVOCAÇÃO
O advogado do prefeito, Daniel Novais, que também estava presente no bar, negou que tenha ocorrido uma briga. “Não houve briga e sim uma discussão exaltada por ambas partes. As imagens só mostram o que convém a oposição, não à toa eu questiono no vídeo porque não gravaram desde o começo. Apenas estávamos passando pelo local e o ex-prefeito, Itamar, começou com provocações políticas e houve a discussão”.
Daniel também defendeu que a hostilidade partiu do adversário: “Ele começou a dizer que Sivaldo era um gestor fraco, que o grupo político dele não tinha candidato e que apostaria tudo que ele quisesse que não ganharia as próximas eleições”.
▶ BOLETIM DE OCORRÊNCIA REGISTRADO
Ainda segundo o advogado, xingamentos também partiram de Itamar e ele negou qualquer conhecimento prévio sobre a suposta aposta feita por um funcionário da prefeitura. Nesta segunda-feira (16), o ex-prefeito compareceu à delegacia local e formalizou um boletim de ocorrência contra o atual gestor.