Um vídeo viral nas redes sociais mostra uma estadunidense, identificada como Wendy, insultando trabalhadores latinos nos Estados Unidos por não falarem inglês. Nas imagens, gravadas do lado de fora de um estabelecimento, Wendy faz comentários ofensivos, como: “Idiotas filhos da p***, não venham para a América se não souberem a língua”. O caso gerou indignação online.
discriminação contra imigrantes
A tensão aumentou quando Wendy falou sobre o presidente Donald Trump. “Donald Trump vai deportar [vocês], por isso vão voltar, quando Trump assinar no dia 20 [em referência a esta segunda, quando o presidente tomou posse] vão mandar para o inferno (…)”, gritou.
O vídeo, compartilhado pelo influenciador Carlos Eduardo Espina, trouxe à tona a discriminação contra imigrantes. Espina afirmou: “A retórica anti-imigrante cheia de ódio capacita ações como essa”.
Casos de discriminação semelhantes foram registrados com frequência nos EUA. Em setembro de 2024, um empresário insultou um entregador venezuelano por falar espanhol, dizendo: “Se você quer ganhar dinheiro na América, aprenda inglês. Este não é o seu maldito país, aprenda inglês”.
O vídeo reacendeu o debate sobre o impacto da retórica política na discriminação contra imigrantes. Segundo ativistas, o comportamento de Wendy reflete uma normalização de atitudes xenofóbicas. “Essa discriminação afeta mais do que políticas de deportação, impacta diariamente a vida das comunidades imigrantes”, concluiu Espina.
Para mais informações, acesse meionews.com