Video! Invasores do Capitólio perdoados por Trump começam a deixar prisões

O indulto presidencial, que abrange cerca de 1,5 mil réus, gerou indignação entre legisladores que estavam presentes durante o ataque de 6 de janeiro de 2021.

Foto de 6 de janeiro de 2021, dia da invasão ao Capitólio dos EUA, mostra policiais conversando com apoiadores do então presidente americano, Donald Trump, incluindo Jacob Chansley (à direita), do lado de fora do plenário do Senado | Foto: Manuel Balce Ceneta/AP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Apoiadores do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que há quatro anos participaram do ataque ao Capitólio, começaram a ser liberados da prisão nesta terça-feira (21/1). No dia anterior, Trump emitiu um perdão abrangente aos envolvidos, cumprindo uma de suas promessas de campanha.

O indulto presidencial, que abrange cerca de 1,5 mil réus, gerou indignação entre legisladores que estavam presentes durante o ataque de 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em uma tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 2020.

LÍDER DE MILÍCIA É LIBERTADO

Stewart Rhodes, ex-líder da milícia Oath Keepers, foi um dos primeiros a ser libertado. Ele havia sido condenado a 18 anos de prisão por conspirar para usar a força contra o Congresso, embora não tenha entrado no prédio do Capitólio durante o ataque.

Rhodes foi acusado de armazenar armas em um hotel na Virgínia, que poderiam ser transportadas para Washington. Sua soltura ocorreu na madrugada desta terça-feira, em Cumberland, Maryland.

DECRETOS E MEMORANDOS MARCAM PRIMEIRAS AÇÕES DE TRUMP

Donald Trump iniciou seu mandato assinando uma série de decretos e memorandos presidenciais, incluindo:

  • Saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Mudança do nome Golfo do México para Golfo da América;
  • Perdão total aos envolvidos na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021;
  • Fechamento da fronteira para migrantes que buscam asilo e fim da cidadania por nascimento;
  • Suspensão de ações para exclusão do TikTok por 75 dias.

REVOGAÇÕES DE ATOS ANTERIORES

Uma das primeiras ordens executivas de Trump foi a revogação de 80 medidas do governo anterior de Joe Biden, incluindo memorandos e decretos. Essas ações foram publicadas no site oficial da Casa Branca.

PERDÃO ABRANGENTE E INCONDICIONAL

A proclamação de perdão foi nominalmente concedida a 14 pessoas, mas estendida a centenas de outras.

“Concedo perdão total, completo e incondicional a todos os indivíduos condenados por crimes relacionados aos eventos ocorridos no Capitólio dos Estados Unidos ou em suas proximidades em 6 de janeiro de 2021”, formalizou Trump em sua medida.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES