VÍDEO! Governador diz que cidade em SC com 80% de brancos se destaca 'pela cor da pele'

A declaração foi feita durante a abertura da 40ª edição da Festa Pomerana e também marcou a apresentação de uma obra de R$ 14,3 milhões na cidade

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello | Reprodução/SECOM
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), gerou polêmica, na quarta-feira (15), ao afirmar que a cidade de Pomerode, que possui 80,3% de sua população composta por pessoas brancas, se destaca "pela cor da pele das pessoas". A declaração foi feita durante a abertura da 40ª edição da Festa Pomerana e também marcou a apresentação de uma obra de R$ 14,3 milhões na cidade.

Em sua fala, Mello disse que Pomerode se distingue "pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas". A declaração foi rapidamente criticada por diversos setores e acabou sendo tornada pública pelo vereador Leonel Camasão (PSOL), que protocolou uma denúncia junto ao Procurador-Geral da República, solicitando a abertura de ação penal por racismo.

representatividade de pretos e pardos no município

Segundo dados do Censo de 2022, Pomerode tem uma população de 34.289 habitantes, dos quais 27.562 são brancos. A representatividade de pretos e pardos no município é inferior a 20%. A fala de Jorginho Mello gerou um grande debate, especialmente considerando a história da cidade, que é conhecida por sua forte presença de descendentes de alemães.

Em resposta às críticas, Jorginho Mello usou suas redes sociais para defender sua declaração, afirmando que o racismo é crime e lamentando a “tentativa de distorcer” suas palavras. O governador também afirmou que tomará medidas judiciais contra a acusação: “Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso”, concluiu.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES