Vídeo flagra vereador foragido do PL tomando posse; ele é acusado de tráfico

A Câmara Municipal de Ceres não respondeu aos questionamentos sobre como a situação jurídica de Cabal não foi identificada antes de sua posse.

Osvaldo Cabal" (PL), de 39 anos, foi flagrado por uma câmera de segurança ao tomar posse como vereador na Câmara Municipal de Ceres. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como "Osvaldo Cabal" (PL), de 39 anos, foi flagrado por uma câmera de segurança ao tomar posse como vereador na Câmara Municipal de Ceres, no centro de Goiás, apesar de ser considerado foragido da Justiça e ter um mandado de prisão expedido desde novembro de 2024.

O registro foi feito no dia 1º de janeiro, mas só veio a público na última terça-feira (14). Nas imagens, Cabal aparece tranquilo ao entrar na sala acompanhado pelo presidente da Câmara, Glicério Júnior (DC), e o assessor jurídico Daniel Prados. Após cumprimentar os presentes, ele assina os documentos de posse e se retira. O procedimento, que durou cerca de três minutos, não demonstra sinais de desconforto ou nervosismo por parte de Cabal.

suspensa

A posse do vereador foi suspensa no dia 9 de janeiro pelo presidente da Câmara, após o Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitar uma apuração sobre as circunstâncias do ato. Nesta quarta-feira (15), o Ministério Público de Goiás (MPGO) confirmou que a Câmara se comprometeu a acatar a recomendação para anular oficialmente a posse.

entenda

Osvaldo Cabal é alvo de um mandado de prisão preventiva no âmbito da Operação Ephedra, conduzida pelo MPGO, que desvendou um esquema de fabricação e distribuição de substâncias ilícitas, como rebites e outras drogas. Ele é acusado de integrar a organização criminosa e de atuar na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.

cronologia

A ordem de prisão foi decretada em 26 de novembro, após uma busca em sua residência revelar um arsenal de armas, incluindo pistolas e fuzis. Na mesma operação, 23 outros suspeitos também foram denunciados por participação no esquema.

O histórico de Cabal inclui outro episódio marcante: em 2010, ele foi preso durante uma operação da Denarc, que desarticulou uma quadrilha de tráfico de drogas entre Paraná e Goiás. Na ocasião, 60,4 quilos de crack e 70,4 quilos de maconha foram apreendidos em uma caminhonete com fundo falso. Cabal, então com 24 anos, atuava como batedor para o transporte da carga ilícita.

A Câmara Municipal de Ceres não respondeu aos questionamentos sobre como a situação jurídica de Cabal não foi identificada antes de sua posse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES