O vice-presidente da República, José Alencar, será submetido a um cateterismo neste domingo (11). O exame será feito para confirmar a suspeita dos médicos de isquemia cardíaca.
Alencar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na quarta-feira (7) com um quadro de hipertensão.
Na sexta, em entrevista ao G1, o vice-presidente contou que sua pressão chegou à marca de 18 por 10, mas, após a medicação, estava "ótima", em 13 por 7.
O cateterismo serve para verificar se há obstrução das artérias coronárias. O exame é feito por meio da introdução de um cateter que libera um contraste. Com o contraste, é feita uma espécie de raio-x em tempo real, o que pode revelar se há algum tipo de obstrução.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaria Alencar no sábado, mas mudou de ideia porque teria conversado por telefone com o vice-presidente. De acordo com a Presidência, há previsão de que Lula visite o vice-presidente neste domingo, mas o horário não foi confirmado.
Lula, que estava na África, disse que resolveu antecipar sua volta ao Brasil ? a previsão inicial era de que ele assistisse à final da Copa, neste domingo ? para acompanhar a situação dos estados afetados pela chuva no Nordeste e a recuperação do vice-presidente.
Veja a íntegra do último boletim médico divulgado pelo hospital, na tarde de sábado (10):
"O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação de quadro hipertensivo.
Testes realizados sugerem a possibilidade de isquemia cardíaca, que deverá ser melhor avaliada com um cateterismo, a ser realizado neste domingo.
A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Paulo Ayroza Galvão.