A Assembleia Legislativa aprovou na semana passada um requerimento da deputada Elizângela Moura (PCdoB) pedindo ao governador Wellington Dias e ao secretário de Saúde, Florentino Neto, a inclusão do calendário de prioridades da vacinação contra a Covid-19 dos dirigentes e assessores de sindicatos rurais e urbanos que estejam desenvolvendo seus trabalhos laborais, pois eles são um público vulnerável à contaminação pelo coronavírus.
“O Poder Legislativo tem prerrogativas de apoiar iniciativas que venham a contribuir com o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Assim, como é de conhecimento da população que o Governo do Piauí vem seguindo os protocolos comprovadamente científicos e as orientações legais, e fazendo um trabalho grandioso para a vacinação da população piauiense e, recentemente, antecipando a vacina para várias categorias de trabalhadores, queremos também para os sindicalistas”, diz ela.
estão na linha de frente do atendimento presencial das pessoas que não tem acesso aos canais alternativos e que levam as políticas públicas para o seu meio.
A deputada argumenta ainda que o Piauí não é diferente do restante do País e os riscos são enormes, pois são os trabalhadores que diariamente se expõem e queOs dirigentes sindicais urbanos e rurais, diz ela, desenvolvem os trabalhos em suas bases tomando todos os cuidados necessários, mas estão seriamente expostos à contaminação durante suas atividades. “E uma contaminação em massa comprometeria seriamente o trabalho em suas sedes sindicais e junto ao público e ambientes inerentes às suas atividades”, defende.