TSE: entidade não encontra falhas em código-fonte da urna eletrônica

Desde outubro do ano anterior, o ciclo de transparência para o pleito de 2024 foi iniciado, permitindo o início dos procedimentos de fiscalização

TSE: entidade não encontra falhas em código-fonte da urna eletrônica | José Cruz/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na terça-feira (30), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) concluiu a análise do código-fonte do sistema das urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de outubro. Durante o procedimento padrão conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos meses que antecedem as eleições, não foram identificadas quaisquer falhas ou fragilidades no sistema dos equipamentos.

Segundo o representante da entidade, Roberto Samarone, o sistema eletrônico de votação possui recursos avançados de segurança. "Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem falha, nem fragilidade”, afirmou. 

Desde outubro do ano anterior, o ciclo de transparência para o pleito de 2024 foi iniciado, permitindo o início dos procedimentos de fiscalização. Em dezembro do mesmo ano, representantes do União Brasil também compareceram ao TSE para conduzir a auditoria.

Os procedimentos de fiscalização serão concluídos em setembro deste ano, quando o TSE realizará a lacração dos sistemas que serão instalados nas urnas eletrônicas. Em 20 de fevereiro, representantes do Senado farão a análise do código-fonte.

O primeiro turno das eleições municipais está agendado para 6 de outubro, quando os eleitores votarão para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está programado para 27 de outubro e será realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos a prefeito obteve a maioria dos votos no primeiro turno.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES