A campanha de Kamala Harris aceitou os termos do debate presidencial dos Estados Unidos, agendado para terça-feira (10) com o ex-presidente Donald Trump. O acordo estabelece que os microfones dos candidatos serão silenciados quando não estiverem falando, de acordo com uma fonte próxima às negociações.
AMBOS OS CANDIDATOS CONCORDARAM
A ABC News confirmou oficialmente as regras na quarta-feira, informando que ambos os candidatos concordaram com o formato. As regras, apresentadas às campanhas no mês passado, seguem em grande parte o modelo do debate presidencial da CNN realizado em junho entre Trump e o presidente Joe Biden. Veja abaixo as regras:
- Os microfones dos candidatos serão silenciados quando o adversário falar
- Não haverá plateia
- Não será permitido aos candidatos portar anotações escritas
- Nenhum funcionário pode visitá-los durante os dois intervalos comerciais
- Os candidatos não podem fazer perguntas uns aos outros
- Trump, de acordo com a ABC News, ganhou um cara ou coroa virtual realizado no início da semana para determinar a colocação no pódio e a ordem das declarações finais durante o debate. Trump optou por fazer a última declaração final e Harris escolheu ficar à direita na tela.
MICROFONES SILENCIADOS
Na quarta-feira, a campanha de Harris concordou com as regras do debate, mas expressou preocupações sobre o formato com microfones silenciados, alegando que a vice-presidente poderia ficar "em desvantagem". A ABC News garantiu à campanha que, se houver discussões significativas entre Harris e Trump, os microfones poderão ser ligados para clareza. O moderador também desincentivará interrupções constantes e explicará ao público o que está sendo dito.