O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que teve uma “ótima conversa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o republicano, o diálogo abordou temas como comércio e sanções impostas recentemente pelo governo norte-americano.
“Tivemos uma ótima conversa, falamos sobre comércio, falamos sobre sanções, porque, como vocês sabem, eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram”, declarou Trump.
Nos últimos meses, Washington adotou medidas como tarifas adicionais sobre produtos brasileiros, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a revogação de vistos de autoridades brasileiras — decisões influenciadas em parte pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apesar das tensões diplomáticas, Trump destacou que a conversa com Lula foi positiva. “Gostei muito de falar com ele. Tivemos boas reuniões anteriormente, como vocês sabem, e hoje também tivemos uma conversa muito boa”, afirmou o presidente norte-americano.