SEÇÕES

Trump diz que conversa com Lula foi 'muito boa' e abre possibilidade de encontro presencial

Mais cedo, governo brasileiro havia anunciado videoconferência entre os dois nesta segunda (6), para tratar crise diplomática.

Donald Trump e Lula | Foto: Reprodução e Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que conversou por videoconferência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6), afirmando que a ligação foi “muito boa” e que gostou da conversa.

O norte-americano também disse que haverá um encontro presencial “em um futuro não muito distante”, que deve ocorrer tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países", declarou o norte-americano. "Nós teremos novas discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação telefônica — nossos países irão muito bem juntos!. 

A conversa entre os presidentes dos Estados Unidos e do Brasil ocorreu após Trump anunciar de surpresa, na Assembleia Geral da ONU, que ambos haviam combinado de falar por telefone durante um breve encontro nos bastidores.

Lula e Donald Trump | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Instagram/realdonaldtrump 

CONVERSA DUROU 30 MINUTOS

O governo brasileiro informou que a conversa ocorreu por videoconferência, durou cerca de 30 minutos, e foi Trump quem telefonou para Lula — informação que o norte-americano não confirmou na publicação sobre a ligação.

Em nota, o governo brasileiro disse que Lula pediu a Trump para rever o tarifaço e as sanções a autoridades brasileiras, aplicadas em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. Trump não mencionou o pedido de retirada das sanções, mas afirmou que discutiram “muitas coisas”.

SOBRE ENCONTRO PRESENCIAL

Sobre o futuro encontro, nem o governo brasileiro nem o dos EUA divulgaram datas. O Planalto afirmou que Lula levantou a possibilidade de encontro na Cúpula da ASEAN, na Malásia, reiterou convite a Trump para a COP30, em Belém (PA), e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

A Casa Branca ainda não confirmou negociações para o encontro. A porta-voz Karoline Leavitt disse que Trump receberá nesta semana apenas os líderes do Canadá e da Finlândia.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também