Trump diz que buscará aumentar as penas de morte nos EUA durante seu governo

A declaração de Trump foi feita um dia após o atual presidente, Joe Biden, aliviar a sentença de 37 dos 40 condenados à morte pelo governo federal, convertendo suas penas em prisão perpétua

Donald Trump | JIM LO SCALZO/EFE
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (24) que ordenará ao Departamento de Justiça dos EUA a busca por penas de morte mais severas durante sua gestão. Trump, defensor da pena capital, declarou que os procuradores serão instruídos a pedir condenações de pena de morte para “estupradores, assassinos e monstros”.

A declaração de Trump foi feita um dia após o atual presidente, Joe Biden, aliviar a sentença de 37 dos 40 condenados à morte pelo governo federal, convertendo suas penas em prisão perpétua. No entanto, Biden manteve as execuções de três condenados, incluindo Dylann Roof, responsável pelos assassinatos na igreja AME Mother Emanuel, e Dzhokhar Tsarnaev, autor do atentado na Maratona de Boston.

Trump, que tomará posse em janeiro de 2025, já havia expressado sua intenção de ampliar as execuções durante sua campanha. Apesar disso, ele não poderá retomar as penas de morte dos 37 condenados que tiveram suas sentenças comutadas por Biden, conforme o anúncio de cancelamento da pena de morte feita na segunda-feira.

apoio à pena de morte

Em seu discurso de campanha para 2024, Trump reiterou seu apoio à pena de morte para traficantes de drogas e pessoas, elogiando inclusive a abordagem da China sobre o tratamento severo de traficantes. Durante seu primeiro mandato, ele também defendeu pena de morte por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES