Nesta segunda-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país não está em guerra com a Venezuela. Ele descartou, inclusive, qualquer eleição no país venezuelano nos próximos dias.
Em declaração feita à imprensa internacional, Trump também comentou que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, está cooperando com os Estados Unidos.
Ele disse que os Estados Unidos estão em conflito com traficantes, e não diretamente com a Venezuela. Além disso, voltou a dizer que outros países estariam enviando criminosos e dependentes químicos para território norte-americano.
NOVAS ELEIÇÕES
Em relação às eleições na Venezuela, ele disse que por agora isso não poderia acontecer porque o país precisaria ser “consertado” antes de uma transição de poder.
“Vai levar um tempo. Precisamos cuidar para que o país se recupere”, afirmou.
Até lá, ele afirmou que um grupo irá supervisionar o governo da Venezuela. Entre a equipe de autoridades estarão: o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário de Defesa, Pete Hegseth; o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller; e o vice-presidente, JD Vance.
COOPERAÇÃO
Em entrevista, Trump afirmou que Delcy Rodríguez está colaborando com as autoridades americanas. Anteriormente, o presidente havia dito que caso Rodríguez não cooperasse, ela iria pagar um preço muito alto.
A intermediação entre os países está sendo feita por Marco Rubio. “A relação entre eles tem sido muito forte”, afirmou.
O presidente voltou a afirmar que poderia realizar uma nova ação militar contra a Venezuela caso Delcy deixe de cooperar com os Estados Unidos.