SEÇÕES

Tribunal Superior Eleitoral inicia teste das urnas que serão usadas em 2026

Procedimento faz parte de um ciclo de ampliação da transparência dos sistemas eleitorais.

Tribunal Superior Eleitoral começa processo de inspeção das urnas eletrônicas das eleições de 2026 | Foto: Reprodução/TV Globo
Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta segunda-feira (1º), ao Teste da Urna 2025, etapa fundamental de verificação a menos de um ano das eleições gerais de 2026. O teste avalia a segurança das urnas eletrônicas que serão usadas na escolha de presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais no primeiro turno de 2026. 

👨‍💻 Especialistas tentando invadir o sistema

Até sexta-feira (5), hackers, programadores, universidades e peritos da Polícia Federal vão tentar invadir o sistema das urnas para identificar falhas e vulnerabilidades. Caso encontrem problemas, o TSE terá tempo para corrigir tudo antes da votação. No primeiro semestre de 2026, os especialistas voltam ao TSE para confirmar se todas as falhas detectadas foram devidamente solucionadas.

🛡️ Transparência e aperfeiçoamento

O TSE afirma que o teste ajuda a aperfeiçoar os sistemas eletrônicos, reforçando a confiabilidade, transparência e segurança da votação e da apuração.

📊 Recorde de propostas de testes

Na abertura, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, destacou o recorde de propostas:

  • 149 propostas recebidas

  • 38 aceitas

  • 31 especialistas atuando ao longo da semana

Tópicos
Carregue mais
Veja Também