A deputada Teresa Brito (PV) pretende apresentar requerimento em que pede o afastamento do secretário Florentino Neto da pasta da Saúde pelos erros cometidos na condução da pandemia da Covid-19, pelas denúncias de corrupção que envolvem a aplicação de recursos federais e tambem por usar o cargo para fazer campanha política.
Na Assembleia Legislativa, Teresa Britto afirmou que falta obter apenas cinco assinaturas para o requerimento em que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as ações da Secretaria Estadual de Saúde contra a Covid-19.
A deputada declarou que os deputados Marden Menezes (PSDB), Júlio Arcoverde (Progressistas), Lucy Soares (Progressistas) e B. Sá (Progressistas) já assinaram o requerimento da CPI.
Teresa Britto denunciou que faltam medicamentos e insumos na Maternidade Evangelina Rosa, assinalando que naquele estabelecimento de saúde as pessoas correm o risco de contaminação pela Covid-19 porque não existe um isolamento entre os leitos para atendimento às pacientes acometidas pelo novo coronavírus e por outras doenças.
Teresa Brito acrescentou que o secretário Florentino Neto não tem planejamento e responsabilidade à frente das ações da saúde pública no Estado e que a Polícia Federal já realizou investigações para apurar denúncias de desvio de recursos na Secretaria de Saúde do Piauí.
O deputado Cícero Magalhães PT) disse que o governador Wellington Dias e o secretário de Saúde, Florentino Neto, desenvovlem um grande trabalho na área de saúde, incluindo a adoção de medidas que visam acabar com a pandemia do novo coronavírus no Piauí.
Cícero Magalhães declarou que Wellington Dias tem lutado por insumos e por vacinas para combate à pandemia, enquanto o secretário Florentino Neto, em sua opinião, tem feito um bom trabalho à frente da saúde pública piauiense.J. Barros