Em mensagem encaminhada na última sexta-feira, 30 de novembro, o presidente da República Michel Temer (MDB) despachou proposta ao Senado Federal para que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, entre o Governo do Piauí e o Banco interamericano de Desenvolvimento (BID).
Sem especificação de valor, a operação seria destinada a financiar o "Projeto de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal do Estado do Piauí (PRODAF).
O Poder Executivo local já mantém contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. No ano passado, a equipe econômica estadual participou de uma reunião com a instituição para negociação das minutas contratuais do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Piauí (Profisco II). A segunda etapa do Profisco II consiste em três componentes que irão direcionar os investimentos relacionados com a operação com o BID, como Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; Administração Tributária e Contencioso Fiscal e Administração Financeira e Gasto Público.
No último dia 13, o Tesouro Nacional elevou a nota do Piauí de 'C' para 'B', indicando para a capacidade de pagamento. A elevação na análise do Piauí possibilita que o Estado adquira novos empréstimos com o aval da União, dos 27 entes federativos, apenas 13 estão na mesma situação que o Piauí. Os demais estão impedidos de contrair operações do tipo avalizadas pelo Executivo Federal.