Tarcisio de Freitas nega saída do Republicanos para o PL

“Estou muito bem no Republicanos e os dois partidos vão caminhar juntos nas eleições municipais no Estado de São Paulo”, declarou Tarcisio de Freitas.

Avalie a matéria:
Valdemar da Costa e Tarcisio de Freitas | Foto: Beto Barata/PL

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira (20) que não pretende deixar o Republicanos e migrar para o Partido Liberal (PL), apesar das recentes declarações de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL.

"Estou muito bem no Republicanos e os dois partidos vão caminhar juntos nas eleições municipais no Estado de São Paulo", declarou Tarcisio de Freitas.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NO FUTURO: Fontes próximas ao governador e em Brasília indicam que a mudança de partido pode ocorrer no futuro, mas não antes das eleições de outubro. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, havia sugerido em entrevista ao Estadão que a migração poderia acontecer "lá por junho", após um jantar com Tarcisio. Interlocutores do governador, no entanto, veem essa sugestão como uma pressão para atrair mais prefeitos para o PL.

CONFLITO COM O GOVERNO FEDERAL: A possibilidade de uma mudança mais rápida para o PL foi cogitada durante um embate com o governo federal sobre o financiamento da obra do túnel Santos - Guarujá. A maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o túnel, custará R$ 6 bilhões, divididos igualmente entre o governo federal e o governo estadual.

INTERVENÇÃO DE MINISTROS: O governo Lula, anteriormente, tentou financiar a obra sozinho para utilizar isso em uma eventual candidatura de Geraldo Alckmin ou Márcio França ao governo estadual em 2026, o que desagravou Tarcisio, que ameaçou romper com o Republicanos. A situação foi resolvida com a intervenção do ministro Silvio Costa Filho, com apoio do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, mantendo a parceria entre o governo federal e o governo de São Paulo.

ESTRATÉGIA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Tarcisio decidiu permanecer no Republicanos até as eleições municipais para não atrapalhar as articulações entre os dois partidos. Pela legislação eleitoral, os prefeitos eleitos pelo Republicanos podem mudar para o PL no futuro, se assim desejarem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES