SEÇÕES

STF retoma julgamento sobre prisão de Collor; ministros já formaram maioria

Ministros avaliam, reservadamente, que julgamento no plenário virtual pode abrir espaço para debater, em um próximo momento, se recurso da defesa pode ser atendido.

STF retoma julgamento sobre prisão de Collor; ministros já formaram maioria | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Arquivo
Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28) o julgamento que avalia a decisão do ministro Alexandre de Moraes de ordenar a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Até o momento, o placar é de seis votos a zero a favor da manutenção da prisão, formando maioria. No entanto, os ministros ainda podem alterar seus votos até o fim do julgamento, que se encerra às 23h59.

O caso volta a ser analisado no plenário virtual da Corte após o ministro Gilmar Mendes ter retirado, no sábado (26), um pedido de destaque — solicitação que levaria o julgamento para o formato presencial.

A análise do caso será retomada às 11h da manhã, quando os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça, que ainda não votaram, poderão registrar seus posicionamentos no sistema eletrônico do STF.

Há expectativa de que Gilmar Mendes apresente uma divergência na votação. Na sexta-feira, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli já haviam votado a favor da manutenção da prisão de Fernando Collor.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também