O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28) o julgamento que avalia a decisão do ministro Alexandre de Moraes de ordenar a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Até o momento, o placar é de seis votos a zero a favor da manutenção da prisão, formando maioria. No entanto, os ministros ainda podem alterar seus votos até o fim do julgamento, que se encerra às 23h59.
O caso volta a ser analisado no plenário virtual da Corte após o ministro Gilmar Mendes ter retirado, no sábado (26), um pedido de destaque — solicitação que levaria o julgamento para o formato presencial.
A análise do caso será retomada às 11h da manhã, quando os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça, que ainda não votaram, poderão registrar seus posicionamentos no sistema eletrônico do STF.
Há expectativa de que Gilmar Mendes apresente uma divergência na votação. Na sexta-feira, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli já haviam votado a favor da manutenção da prisão de Fernando Collor.