SEÇÕES

STF faz pausa após ouvir Almir, Torres e Heleno; Bolsonaro será interrogado às 14h30

Depoimento de Jair Bolsonaro será o próximo desta terça; andamento do julgamento surpreende com ritmo mais ágil que o previsto

Jair Bolsonaro, durante julgamento de trama golpista no Supremo | Foto: Gustavo Moreno/STF
Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará na tarde desta terça-feira (10) o julgamento dos réus do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. Entre os interrogados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, que deverá depor ainda hoje, às 14h30. O depoimento ocorrerá após a pausa para o almoço.

Inicialmente, a expectativa era de que Bolsonaro fosse ouvido apenas na quarta-feira. No entanto, o ritmo das oitivas foi mais rápido do que o previsto, adiantando sua participação.

Cinco já foram ouvidos

Até o fim da manhã, cinco réus já haviam sido interrogados pela Primeira Turma do STF, entre eles o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o general Augusto Heleno. Com a conclusão dessas etapas, Bolsonaro será o sexto a depor.

Processo no núcleo central

A ação em julgamento faz parte do inquérito que apura a organização e articulação de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O “núcleo crucial” reúne os principais nomes que, segundo as investigações, atuaram para tentar reverter o resultado das urnas.

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso e conduz os interrogatórios. A previsão é que os depoimentos sigam até o fim da semana, a depender da duração dos próximos relatos.

O andamento mais ágil surpreendeu observadores do processo, indicando que o julgamento pode ter desdobramentos importantes ainda nesta semana.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também