STF derruba 'salário-esposa', dinheiro-extra dado a servidores por serem casados

A PGR acionou o STF contra essa legislação, argumentando sua incompatibilidade com os princípios constitucionais

Avalie a matéria:
Montagem mostra frente do prédio do STF e o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso | Montagem/MeioNews

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, por unanimidade, o pagamento do benefício conhecido como “salário-esposa” a servidores públicos de São Vicente, no litoral de São Paulo. O voto do relator, ministro Kassio Nunes Marques, prevaleceu ao considerar que a benesse afronta princípios constitucionais que regem a administração pública.

como o benefício se aplicava?

Conforme a lei municipal 1.780/1978, o benefício se aplicava a servidores casados ou com união estável de pelo menos cinco anos, desde que as esposas ou companheiras não exercessem atividade remunerada. A Procuradoria-Geral da República acionou o STF contra essa legislação, argumentando sua incompatibilidade com os princípios constitucionais.

Plenário do STF — Foto: Reprodução

O julgamento ocorreu no plenário virtual até a última sexta-feira (28/6). Segundo Kassio Nunes, estados e municípios devem seguir os preceitos da igualdade, impessoalidade e moralidade, evitando concessões de regalias. A decisão reflete a necessidade de adequação das leis municipais aos princípios da administração pública.

valores já pagos não serão devolvidos

O relator ainda destacou que o “salário-esposa” provoca uma desequiparação ilegítima em relação a servidores solteiros, viúvos ou divorciados. Embora o benefício tenha sido anulado, os valores pagos até a data de publicação da decisão do STF não precisarão ser devolvidos, aliviando os beneficiários de possíveis obrigações financeiras.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES