O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tratarão com respeito em um eventual encontro. “Somos dois homens de 80 anos”, declarou.
A fala ocorreu em entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, após a participação de Lula na Assembleia-Geral.
Na terça-feira (23), durante seu discurso, Trump mencionou ter tido um breve encontro com Lula nos bastidores, disse ter sentido “uma química” entre os dois e sinalizou a possibilidade de uma conversa mais longa na próxima semana.
Questionado por uma jornalista se teme algum constrangimento em uma eventual reunião no Salão Oval — como Trump provocou em encontros com Volodymyr Zelensky (Ucrânia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul) —, Lula respondeu:
“O Trump faz 80 anos em junho do ano que vem. Eu faço em outubro deste ano. Portanto, sou mais velho do que ele. Somos dois homens de 80 anos e não tem que ter brincadeira. Acho que vamos conversar como dois seres humanos civilizados. Não há espaço para brincadeiras.”
Lula reforçou ainda que respeitará Trump como presidente dos Estados Unidos e que espera a mesma postura em relação ao Brasil.