Silas Freire defende despolitização da segurança no Piauí

Silas Freire defendeu propostas prioritariamente para a área.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Silas Freire defendeu propostas prioritariamente para a área da segurança pública durante todo o exercício do mandato como deputado federal. Por ser suplente já deixou o cargo, mas como postulante a uma cadeira na Câmara Federal continua voltando suas atenções para segurança, tanto que deu declarações defendendo que o seu partido, o PRB, permaneça na base do governador e que vai propor a ele a despolitização da segurança no estado.

“Defendo que o secretário estadual de segurança seja eleito a partir de uma lista tríplice escolhida por um conjunto de participantes do aparelho de segurança pública, assim como acontece com a defensoria pública e a procuradoria geral. O secretário de segurança seria escolhido diante da categoria e um desses nomes apontados seria nomeado pelo governador.”, destaca ele.

Segundo a proposta do ex parlamentar, o mesmo princípio deveria acontecer com o comando da Polícia Militar também, ou seja, o quadro de policiais militares escolheria três nomes e o governador apontaria um comandante.

Para Silas, mesmo diante de todo o esforço do governador Wellington Dias em meio a uma crise para melhorar o aparato de segurança do estado, isso não foi visto em face da politização das duas pastas.

“Para termos uma idéia tanto o secretário de segurança quanto o comandante da PM se descompatibilizaram para disputar cargos eletivos. Isso não é proibido, mas poderíamos despolitizar a segurança se tivéssemos apenas técnicos nessas duas pastas. Pelo caos que vivemos na segurança no país inteiro, não podemos nos dar ao luxo de fazer política nessa área sob pena de acontecer como agora: a pior estratégia de segurança pública dos últimos 30 anos. Então essa é minha proposta para o governador, que seu plano de governo conste da despolitização da segurança ”, complementa.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES