O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) afirmou que o Brasil vive momento de polarização na política, defendeu a diversidade de opções para o sistema democrático e disse que o extremismo pode ser prejudicial no pleito eleitoral de 2022.
Segundo o deputado, a variedade de opções faz parte da democracia. "Infelizmente, estamos vivendo um momento com muitos extremos. É importante que tenhamos serenidade e consciência para tentar fazer o melhor para o país sem extremismos”, avalia.
Severo Eulálio falou sobre a reforma eleitoral que tramita no Congresso Nacional. “O que se escuta falar e as informações que temos dos senadores e dos deputados federais é que serão aprovados dois pontos: um deles é referente ao quociente eleitoral, que diz que o partido que não atingir esse número deixa de disputar a sobra, ou seja, para que se tenha um parlamentar é preciso atingir, primeiramente, o quociente eleitoral. O outro ponto refere-se ao número de vagas. Hoje é possível que o partido lance mais vagas do que a quantidade que de fato está em disputa. Segundo o que se discute, serão lançadas pelos partidos somente a quantidade de vagas em disputa”, explica.
Sistema de votação
Quanto à possibilidade da aprovação do “distritão”, que é um sistema de votação eleitoral em que são eleitos os candidatos mais votados nas urnas, Severo Eulálio entende que as discussões acerca do tema não têm evoluído.
As eleições de 2022 serão para os cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e deputados federal e estadual.