Uma comitiva de senadores brasileiros viajará aos Estados Unidos no fim deste mês para tentar negociar a redução das tarifas de 50% aplicadas aos produtos nacionais pelo governo norte-americano. A missão parlamentar foi definida nesta quarta-feira (16) durante reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad (PSD-MS), e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Mesmo durante o recesso parlamentar, os senadores embarcam para Washington no próximo dia 29 de julho, com agendas previstas até 31 de julho, incluindo reuniões com congressistas norte-americanos e empresários locais.
Diplomacia econômica e diálogo direto
A principal meta da missão é abrir um canal direto entre os parlamentos dos dois países, superando o impasse que tem se limitado às esferas presidenciais. Os senadores acreditam que o diálogo legislativo pode gerar avanços concretos e mais duradouros na tentativa de reverter ou ao menos suavizar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump.
Além disso, os parlamentares brasileiros pretendem criar um grupo interparlamentar Brasil–EUA, com foco na diplomacia econômica, preservação de empregos e previsibilidade no comércio exterior. A proposta já foi aprovada pelo plenário do Senado e é vista como uma forma estratégica de fortalecer os laços bilaterais e evitar novos embates comerciais.