O senador Dr. Hiran (PP-RR) encaminhou um ofício ao Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (10), exigindo que o governo brasileiro tome medidas diplomáticas para a reabertura da fronteira com a Venezuela, que foi fechada pelo governo venezuelano no início da tarde.
O fechamento ocorreu no mesmo dia em que Nicolás Maduro tomou posse como presidente reeleito da Venezuela. A passagem de veículos está bloqueada no lado venezuelano da fronteira, na divisa com a cidade de Pacaraima (RR).
Apesar da recondução de Maduro ao cargo, o governo da Venezuela não forneceu informações claras sobre a transparência do processo eleitoral, que foi questionado pela comunidade internacional e pelo opositor Edmundo González.
No ofício enviado ao Itamaraty, o senador destacou que o fechamento da fronteira tem causado "sérias dificuldades aos cidadãos brasileiros", especialmente aos caminhoneiros, que estão impossibilitados de retornar ao Brasil. Ele também mencionou os impactos negativos no fluxo comercial e humanitário entre os dois países.
Dr. Hiran ressaltou que a situação envolve o respeito à soberania brasileira e ao direito de livre trânsito dos cidadãos, “que não pode ser comprometido por ações arbitrárias de um governo que vem reiteradamente desrespeitando princípios democráticos e humanitários”.
O senador finalizou afirmando que é “fundamental” que o governo brasileiro busque um diálogo com as autoridades venezuelanas, “de forma diplomática, porém firme”.