Os senadores Jorge Kajuru, de Goiás, e Oriovisto Guimarães, do Paraná — ambos filiados ao Podemos —, vão apresentar, na próxima semana, um Proposta de Emenda Constitucional inovadora. Já em 2022, em vez de irem dois candidatos para o segundo turno, iriam três. Tanto para presidente quanto para governador de Estado.
“A PEC, se aprovada, contribuirá para contornar a excessiva polarização política do país e dará ao eleitor a chance de escolher um postulante de maneira mais abrangente. O terceiro colocado pode, no segundo turno, ser o eleito. Digamos que fiquem Lula da Silva, Jair Bolsonaro e Sergio Moro. O eleitor terá uma chance extra para escolher de maneira o mais democrática possível”, afirma Jorge Kajuru.
Na segunda-feira, 13, Kajuru e Oriovisto vão começar a colher assinaturas dos senadores. “Percebo que muitos senadores estão interessados. Alguns deles do MDB”, frisa Kajuru.
“A ideia do projeto é do senador Marcelo Costa e Castro, do Piauí. Ele foi ministro da Saúde e tem doutorado em Medicina”, conta Kajuru.