Líder nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) deve assumir o Ministério da Casa Civil do Governo Jair Bolsonaro (sem partido) na próxima terça-feira (27). A informação foi revelada pelo presidente regional do PP, o deputado estadual Júlio Arcoverde ao jornalista Arimateia Carvalho, no Jogo do Poder, da Rede Meio Norte.
Na Casa Civil, Ciro substituirá o general Ramos, tendo a missão de aparar as arestas com o Congresso Nacional, pacificando a relação que vem enfrentando turbulências nas últimas semanas.
Em entrevista nesta quarta-feira (21), o presidente Bolsonaro confirmou que promoverá uma minirreforma ministerial, sem elencar quais seriam as mudanças. Além de Ciro Nogueira na Casa Civil, Onyx Lorenzoni deve ser remanejado para o Ministério do Trabalho e Emprego, em uma recriação por meio do desmembramento do Ministério da Economia.
Entrevista à Rede Meio Norte repercute nacionalmente
A provável nomeação do senador Ciro Nogueira impulsionou uma entrevista concedida pelo líder do PP à Rede Meio Norte em 2017. Em conversa com o jornalista Amadeu Campos, âncora do jornalístico, Ciro referiu-se a Bolsonaro como “fascista” e disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o melhor que o país já teve.
O vídeo tomou conta da internet, repercutindo em sites como Poder 360, Estadão, Folha de São Paulo, O Antagonista, entre outros, Ciro afirmou que tinha muita restrição a Bolsonaro “porque é um cara fascista”.
“Tem um caráter fascista. Muito preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão e dizer que vai matar bandido, é muito fácil, mas isso não é para um presidente da República. O presidente da República é uma pessoa que vai cuidar de gerar emprego e renda, que vai cuidar da saúde, vai cuidar da infraestrutura. O presidente Jair Bolsonaro não tem essa capacidade de fazer isso”, afirmou à época.
Em relação a Lula, Ciro declarou que “foi o melhor presidente deste país, especialmente para o Piauí e o Nordeste”.
“Não me vejo numa eleição votando contra o Lula. Por tudo o que ele fez. Tirou a miséria desse povo, foi decisivo no combate à fome, os programas que ele fez, o maior programa habitacional do mundo”, declarou o senador.
francyteixeira@meionorte.com