A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (04/04) um pedido de audiência com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir a política de preços dos combustíveis e a atuação da empresa. O requerimento foi apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), mas ainda não há data definida para a realização da audiência.
A proposta é que Jean Paul Prates possa esclarecer as dúvidas em relação à política de preços dos combustíveis, que tem sido alvo de críticas e questionamentos de diversos setores da sociedade. Em entrevista coletiva recente, o presidente da Petrobras reconheceu que a companhia precisa mudar sua política de preços.
Presidente da Petrobras afirma que pode reduzir preço da gasolina
Petrobras anuncia queda de 4,47% ou R$ 0,18 no diesel a partir de hoje
Petrobras reduz o preço do diesel nas refinarias em 4,5% na quinta-feira
Atualmente, a empresa segue a Paridade de Preços de Importação (PPI), que acompanha o valor praticado internacionalmente, mas a equipe econômica do governo tem criticado essa prática por causa das oscilações do mercado global.
Jean Paul Prates afirmou que a empresa não vai se afastar do mercado internacional, mas que o preço de importação não será o único parâmetro no estabelecimento do valor dos combustíveis. No entanto, ele não especificou quais serão os outros parâmetros.
A expectativa é que a audiência pública possa ajudar a esclarecer as questões relacionadas à política de preços dos combustíveis e apresentar o plano de atuação da empresa.