SEÇÕES

“Sempre teremos Paris”: ministro do STF reage com ironia à perda de visto americano

Governo de Donald Trump anunciou sanção a oito ministros da Suprema Corte brasileira após operação contra Jair Bolsonaro (PL)

"Sempre teremos Paris": ministro do STF reage com ironia à perda de visto americano | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A revogação do visto americano, imposta pelo governo Donald Trump como retaliação à operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sexta-feira (18), foi recebida com ironia por um dos ministros da Corte brasileira.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, um dos ministros do STF, que preferiu não se identificar, reagiu com ironia à possível revogação do visto americano, citando a famosa frase do filme Casablanca (1942): "Sempre teremos Paris". 

A decisão foi anunciada na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que alegou haver uma “caça às bruxas política” conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes como justificativa para a medida. 

Moraes foi o único citado nominalmente por Rubio: "Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”. 

Além de Alexandre de Moraes, outros ministros do STF foram alvo da sanção dos EUA: Barroso, Toffoli, Zanin, Dino, Cármen Lúcia, Fachin e Gilmar Mendes. Apenas Mendonça, Nunes Marques e Fux ficaram de fora.

Após a operação, Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica, foi proibido de usar redes sociais e de falar com o filho Eduardo. Moraes apontou que ambos agiram em conjunto para “atentar contra a soberania nacional”, mencionando a tarifa de 50% imposta por Trump e celebrada por Eduardo nas redes.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também