SEÇÕES

Secretário Feliphe Araújo revela metas para Semarh e retorno do castramóvel

Em um momento marcado por mudanças climáticas, o gestor destacou a urgência de ações em áreas como recursos hídricos, fauna, licenciamento ambiental, conservação de unidades e combate aos lixões.

Secretário estadual do Meio Ambiente do Piauí, Feliphe Araújo | Foto: Bruna Alencar/MeioNews
Siga-nos no

Nomeado em abril de 2025, o novo secretário estadual do Meio Ambiente do Piauí, Feliphe Araújo, apresentou em entrevista à Rádio Jornal, do Grupo Meio, os principais desafios e metas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)

Em um momento marcado por mudanças climáticas, o gestor destacou a urgência de ações em áreas como recursos hídricos, fauna, licenciamento ambiental, conservação de unidades e combate aos lixões.

“Temos vários desafios. É uma pauta cada vez mais em evidência, principalmente nesse momento de mudanças climáticas. Trabalhamos com animais domésticos e silvestres, com a água e com a responsabilidade de deixar nosso meio ambiente mais saudável”, disse Feliphe.

Modernização nos licenciamentos

O secretário informou que uma das principais frentes da gestão será a modernização do sistema de licenciamento ambiental, com uso de tecnologia e foco na desburocratização. Ele explicou que parte das licenças já pode ser obtida de forma automática, enquanto outras ainda dependem de vistoria presencial, como no caso de postos de combustíveis.

“Estamos avançando. Já conseguimos zerar a fila de processos relacionados à perfuração de poços. A ideia é replicar esse modelo para outras áreas. Nossa equipe está em força-tarefa para entregar um serviço mais ágil para a sociedade”, afirmou.

Unidades de conservação

A ampliação e estruturação das unidades de conservação ambiental também são prioridade. É o que afirmou Feliphe Araújo. 

A Semarh é responsável por 14 metas dentro do plano de governo, incluindo o fortalecimento de parques em diversas regiões do estado, como Campo Maior e Lagoa do Portinho. Essas unidades possuem fauna e flora importantes, e nossa missão é conservá-las com infraestrutura e gestão adequadas”, ressaltou.

Feliphe informou que ainda não houve reunião com o ICMBio, órgão federal de conservação, mas que está prevista uma agenda para discutir investimentos em áreas protegidas do Piauí, estado que abriga amplas zonas de conservação.

Bacias hídricas 

De acordo com o chefe da pasta, a Semarh também está intensificando a atuação nas bacias hidrográficas, com foco na proteção de nascentes e recuperação de áreas degradadas. Segundo o secretário, os comitês de bacias serão reativados com o direcionamento técnico necessário para garantir a segurança hídrica.

erradicar lixões nos 224 municípios

Atualmente, 38 municípios do Piauí já eliminaram os lixões, segundo Feliphe. A meta é que todos os 224 municípios do estado encontrem destino ambientalmente adequado para seus resíduos sólidos. O secretário destacou que a Semarh atuará em parceria com prefeituras e sob a fiscalização do Ministério Público.

“Já temos exemplos de aterros adequados, como o da região de Buriti dos Lopes. Vamos avançar junto aos municípios”, afirmou.

retomada do castramóvel

Em resposta à crescente demanda da sociedade por políticas de proteção animal, Feliphe Araújo anunciou a reativação do castramóvel, com ações pontuais de castração gratuita para famílias de baixa renda. O serviço, que estava parado, será retomado inicialmente em Teresina e depois expandido para o interior.

“Fizemos eventos de conscientização, e agora vamos avançar com castrações. Já pedi que nossa equipe se mobilize nesse sentido. O combate aos maus-tratos também é prioridade”, concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também