SEÇÕES

SÃO PAULO: Pesquisa mostra quem lidera para o Governo; cenários com Tarcísio, Haddad, Alckmin e Marçal

De acordo com o levantamento, Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno.

A pesquisa do Futura mensurou cenários distintos na disputa para o Governo do Estado de São Paulo. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Uma pesquisa do instituto Futura Inteligência revela que o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como o principal nome para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes em 2026. De acordo com o levantamento, ele lidera todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno.

Na simulação principal de primeiro turno, Tarcísio aparece com 38,7% das intenções de voto. Em seguida, surgem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 20,2%, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 16,1%, e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), atualmente inelegível, com 13,4%.

CENÁRIOS SEM HADDAD E ALCKMIN BENEFICIAM TARCÍSIO

Em um cenário alternativo sem os nomes de Haddad e Alckmin, Tarcísio amplia sua vantagem e alcança 43,1% das intenções de voto. Pablo Marçal, neste contexto, registra 16,1%, consolidando-se como o segundo nome mais lembrado.

Quando o governador não é incluído nas simulações, o cenário muda significativamente. Marçal aparece tecnicamente empatado com Alckmin, e chega a liderar em um dos cenários testados, com 29,7%, seguido por Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital paulista, com 17,2%.

NOMES ALTERNATIVOS TÊM BAIXO DESEMPENHO

Outros nomes incluídos na pesquisa, como o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, não ultrapassaram os 10% das intenções de voto em nenhum dos cenários simulados.

SEGUNDO TURNO CONSOLIDA FORÇA DE TARCÍSIO

Nos embates de segundo turno, Tarcísio também demonstra ampla vantagem. Contra Alexandre Padilha e Márcio França, o atual governador supera os 58% das intenções de voto. Seu adversário mais competitivo é Geraldo Alckmin, que aparece com 34,9% ante 51,8% de Tarcísio.

Em cenários sem o governador, a disputa fica mais equilibrada. Ricardo Nunes lidera em duas simulações, enquanto Alckmin e Pablo Marçal aparecem à frente em outras duas. Em um eventual confronto direto entre Alckmin e Nunes, o vice-presidente leva vantagem com 38,0%, contra 35,8% do prefeito. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também