SEÇÕES

Sala da PF onde Bolsonaro deve ficar preso tem banheiro privativo e frigobar

A prisão de Bolsonaro foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Bolsonaro é preso preventivamente e levado à PF | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22) e levado para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Enquanto estiver no local, ele deve ficar em uma “sala de Estado”, espaço usado por autoridades como ex-presidentes e outras figuras públicas de alto cargo.

Segundo apuração da TV Globo, a sala conta com mesa, cadeira, cama de solteiro e banheiro privativo. O ambiente também tem ar-condicionado, janela, armário e um frigobar.

Superintendência da Polícia Federal em Brasília — Foto: Folha de São Paulo

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar uma tentativa de golpe para permanecer no cargo após perder as eleições de 2022. Desde 4 de agosto, ele cumpria prisão domiciliar por suspeita de atrapalhar investigações em outro processo. Neste sábado, essa medida foi transformada em prisão preventiva.

Se o ex-presidente continuar no local pelos próximos dias, a defesa poderá pedir autorização à PF e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para levar itens pessoais, como eletrônicos, livros e outros objetos.

Outros ex-presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer, também ficaram em salas de Estado da Polícia Federal quando foram detidos — Lula em Curitiba (PR) e Temer em São Paulo.

Prisão preventiva

A prisão de Bolsonaro foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em nota, a Polícia Federal disse que apenas cumpriu o mandado expedido pelo tribunal.

Na decisão, Moraes afirmou que o risco de fuga aumentou depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio do pai na noite de sexta-feira (21). Segundo o ministro, esse ato poderia ser usado para atrapalhar a fiscalização das medidas que Bolsonaro tinha que cumprir em casa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também