O Hamas divulgou neste domingo (19) os nomes de três reféns israelenses que devem ser libertados. Israel confirmou ter recebido a lista, mas optou por não revelar os nomes oficialmente.
As identificadas são Romi Gonen, de 24 anos, Doron Steinbrecher, de 31, e Emily Damari, de 28, que também possui cidadania britânica.
ROMI GONEN: FERIMENTOS AGRAVADOS NO CATIVEIRO
Romi Gonen foi sequestrada em 7 de outubro de 2023, durante o ataque ao festival de música Nova. Na época, ela tinha 23 anos e foi baleada na mão durante o ataque.
Segundo relatos de outros reféns liberados, que estiveram com Romi, seus ferimentos se agravaram enquanto estava em cativeiro. Sua mãe, Meirav Leshem Gonen, relatou que a família foi informada por fontes que confirmaram sua inclusão na lista.
DORON STEINBRECHER: SAÚDE PREOCUPANTE
Doron Steinbrecher foi capturada em seu apartamento no kibutz Kfar Aza, próximo à fronteira com Gaza. Na época, tinha 30 anos e trabalhava como enfermeira veterinária.
Um vídeo divulgado pelo Hamas em janeiro do ano passado mostrou Doron junto a outras duas reféns. Após assistir à filmagem, sua família demonstrou preocupação com sua saúde, já que ela precisa de medicamentos diários, os quais, segundo seu irmão, Dor Steinbrecher, dificilmente teria acesso no cativeiro.
EMILY DAMARI: REFÉM COM CIDADANIA BRITÂNICA
Emily Damari foi sequestrada de sua casa em Kfar Aza aos 27 anos. Durante o ataque, ela foi ferida na mão por tiros, atingida por estilhaços na perna e levada vendada para Gaza. Sua mãe, Mandy Damari, descreveu os momentos de terror vividos pela filha.
Emily é a última cidadã britânica ainda mantida como refém pelo Hamas.
CENÁRIO ATUAL DOS REFÉNS
Desde o ataque de 7 de outubro de 2023, um total de 251 pessoas foram capturadas por militantes liderados pelo Hamas. Entre os reféns, 94 continuam sob custódia, enquanto 34 são considerados mortos, número que pode ser maior.
Dos reféns ainda vivos, 81 são homens e 13 mulheres, com dois deles tendo cinco anos ou menos.