Saiba qual a sugestão do Centrão para o governo Lula se fortalecer

Para fortalecer Haddad e garantir sua sucessão como possível candidato em 2026, lideranças do Centrão sugerem substituir Rui Costa pela sua figura na Casa Civil,

Ministros Haddad e Alckmin | Reprodução Ministros Haddad e Alckmin | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A ala pragmática do PT tem intensificado conversas com os líderes do Centrão nos últimos dias, preocupada com os desafios econômicos e o enfraquecimento político do governo. Petistas temem que, se a situação não for controlada, as dificuldades podem inviabilizar a reeleição de Lula em 2026. As informações são do blog da jornalista Andréia Sadi.

Líderes de partidos do Congresso têm alertado esses petistas de que uma simples reforma ministerial, com trocas pontuais sem mudanças substanciais, não será suficiente para reverter a crise e restaurar a credibilidade do governo. Para isso, defendem um "freio de arrumação" mais profundo, com gestos concretos que atendam tanto ao mercado quanto ao cenário político.

Em resposta, um petista questionou o que, de fato, poderia ser feito para mudar esse quadro. A resposta do Centrão, segundo relatos, é que Lula deveria colocar Fernando Haddad na Casa Civil e Geraldo Alckmin na Fazenda. 

Essa movimentação, para o Centrão, representaria uma renovação do governo, trazendo Alckmin — que, na campanha de 2022, simbolizou a aliança com o Centrão — para a Fazenda, e Haddad, com forte prestígio entre empresários e o mercado, para a Casa Civil. Alckmin é visto como alguém que não tem uma visão expansionista de gastos e possui boa relação com o mercado financeiro.

Fernando Haddad, embora tenha prestígio entre os empresários, tem enfrentado resistência interna para avançar com sua agenda econômica, inclusive dentro do próprio PT. A relação tensa entre Haddad e o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem complicado ainda mais o cenário. 

Para fortalecer Haddad e garantir sua sucessão como possível candidato em 2026, lideranças do Centrão sugerem substituir Rui Costa pela sua figura na Casa Civil, o que, para eles, poderia blindar o ministro da Fazenda e melhorar a comunicação do governo com o mercado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com