Foi divulgado nesta sexta-feira pelo site "Ranking dos Políticos", um levantamento dos melhores e piores senadores e deputados do Brasil. O ranking leva em consideração a atuação dos parlamentares e contabiliza dados como presença em sessões, projetos que combatam a privilégios, além de desperdício de recursos públicos e corrupção.
O site é uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios estabelecidos e citados acima. O projeto se apresenta como criado por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse. Confira mais abaixo o ranking completo.
Para apurar os dados necessários, o site analisa os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso. Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. A iniciativa destaca ainda que cada ponto ganho ou tirado é documentado, com a fonte da informação, de modo que qualquer um possa conferir.
No Brasil, o Senado Federal é uma das duas casas do Congresso Nacional e é composto por 81 senadores. Cada um dos estados brasileiros e o Distrito Federal elegem três representantes para um mandato de oito anos. Ao longo dos anos, alguns senadores se destacaram pela sua atuação parlamentar, engajamento em pautas importantes e contribuições para o país.
Em primeiro lugar na lista aparece o senador paraibano, Efraim FIlho (União Brasil), com pontuação de 8,60. Efraim tem como destaque a ausência de condenações judiciais, presença nas sessões do Senado e também economia de verbas públicas. O site disponibiliza ainda uma opção de avaliação popular. Neste quesito, o senador conta com 47% de cinco estrelas (o maior número possível).
1ºEFRAIM FILHO (UNIÃO - PB) 8,60
2ºLAÉRCIO OLIVEIRA (PP - SE) 8,46
2ºTEREZA CRISTINA (PP - MS) 8,46
2ºEDUARDO GIRÃO (NOVO - CE) 8,46
2ºORIOVISTO GUIMARÃES (PODEMOS - PR) 8,46
6ºMECIAS DE JESUS (REPUBLICANOS - RR) 8,45
6ºCARLOS PORTINHO (PL - RJ) 8,45
8ºWELLINGTON FAGUNDES (PL - MT) 8,40
9ºSERGIO MORO (UNIÃO - PR) 8,35
10ºMARCELO CASTRO (MDB - PI) 8,31