O presidente Lula passou por uma cirurgia de emergência na cabeça na madrugada desta terça-feira (10), em São Paulo, para drenar um hematoma resultante de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Internado no Sírio-Libanês, ele está estável e em monitorização na UTI. A hemorragia intracraniana foi detectada após exames realizados na noite anterior, em Brasília, devido a dores de cabeça.
O que é a cirurgia de craniotomia?
A cirurgia de drenagem de hematoma, realizada no presidente Lula, remove o acúmulo de sangue no crânio. O procedimento envolve a abertura de um ou dois furos na cabeça para retirar o sangue e lavar o local, podendo incluir a remoção temporária de parte do osso do crânio, chamada craniotomia.
Segundo Luís Fernando Correia, da CBN, é raro ocorrer um novo hematoma após a craniotomia, pois medidas preventivas são adotadas. Geralmente, a recuperação é rápida, com alta em poucos dias.
Queda no banheiro
Em 19 de outubro, Lula caiu no banheiro da residência oficial, bateu a nuca e levou cinco pontos. Após exames, foi liberado do hospital em uma hora, mas orientado a evitar viagens longas, incluindo a reunião do Brics na Rússia. O presidente classificou o acidente como grave, mas sem afetar áreas delicadas.
(Com informações da CBN)