Saiba em detalhes o que Lula trará na bagagem para o Piauí; Caravana reúne 3 mil

Para o evento, vieram ao Piauí cerca de 300 técnicos de 43 órgãos federais para reuniões com gestores estaduais e dos 224 municípios

Avalie a matéria:
Caravana Federativa chega no Piauí | Raíssa Moraes

Aproximadamente três mil gestores públicos do Piauí, incluindo prefeitos, parlamentares, assessores e secretários, se inscreveram para participar da 10ª Caravana Federativa, que teve início nesta quinta-feira, dia 20, e se estende até sexta-feira, dia 21, em Teresina. Para o evento, vieram ao Piauí cerca de 300 técnicos de 43 órgãos federais para reuniões com gestores estaduais e dos 224 municípios.

Segundo o secretário de Governo, Marcelo Noleto, o evento contará com a presença de representantes de 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos oficiais: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. A Caravana será realizada no Centro de Convenções de Teresina.

Juliana Carneiro, secretária de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, destacou que a vinda da Caravana Federativa ao Piauí é a mostra do apreço e carinho que o presidente Lula tem pelo Piauí. 

"Cada um de nós, servidores e trabalhadores do governo federal, estamos aqui em Teresina sob um comando do nosso presidente Lula, que é o de reconstruir todas as pontes, com todas as prefeituras de todo o país, para melhorar a vida do povo brasileiro. E o comando do presidente é construir pontes, porque ele sabe, assim como todo o Nordeste sabe, como há quem agiu e continua agindo para dividir o Brasil. O presidente Lula quer unir o nosso povo e isso só será possível com o apoio de todas as prefeituras e de todos os prefeitos".

Presença de Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, estarão presentes no encerramento da Caravana Federativa do Piauí, na sexta-feira (21/6). Um dos destaques do evento será a liberação de crédito simplificado pela Caixa Econômica Federal para estados e municípios investirem em iniciativas de governo digital. Essa medida faz parte da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que será lançada durante o evento.

A ENGD é um conjunto de diretrizes estratégicas destinadas a coordenar e direcionar as iniciativas de governo digital em todos os níveis da Federação, com o objetivo de tornar o Estado mais inclusivo, eficiente e inteligente. Em 2023, diversas oficinas presenciais e eventos remotos foram realizados em todo o país, envolvendo quase 900 participantes de instituições governamentais e não governamentais.

Imóvel da Gente

Durante a Caravana, serão cedidos terrenos públicos da União no Piauí através do Programa Imóvel da Gente. Esses terrenos serão destinados à consolidação do Complexo Portuário e Industrial, construção do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, instalação da Fiocruz do Sertão, e nova sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.

O Programa Imóvel da Gente visa a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental dos terrenos, e promovendo o diálogo entre os diferentes níveis de governo e a sociedade, beneficiando a população.

Soluções compartilhadas

Outra parceria estabelecida na Caravana Federativa do Piauí é a implementação de um conjunto de 30 serviços de melhoria da gestão pública através do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Serão disponibilizadas gratuitamente soluções tecnológicas e cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), visando tornar o uso dessas soluções mais eficaz, economizar recursos e aumentar a eficiência do estado. Uma das ações previstas é a implementação de uma cota de 8% para a contratação de mulheres em situação de violência no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES