A deputada federal Rejane Dias iniciou um projeto-piloto para a construção do primeiro Centro de Referência ao Autista do Piauí, com sede em Teresina. A instituição terá como objetivo envolver os principais atendimentos da área do transtorno do espectro autista, suas terapias, tratamentos e pesquisas. Uma ação integrada com o governo do Estado, municípios e o Sistema Único de Saúde.
“A missão do Centro é atender às necessidades desse público, e suas famílias. Seja qual for o nível de comprometimento do autismo. Do diagnóstico às terapias, a ideia é integrar todos esses atendimentos. Isso vai facilitar a vida das mais de 4mil pessoas com autismo no Piauí”, disse.
Os recursos para a construção do Centro serão provenientes de emendas parlamentares, individuais e de bancada, além de contrapartida do Estado. “Vou apresentar o projeto ao senador Wellington, e à nova bancada do Senado. Assim como à bancada do Piauí e ao Governo do Estado”, disse Rejane.
“Dentro da estrutura da rede de atendimento especializada, Psicólogos, Assistentes Sociais, Psiquiatras, Fisioterapeutas, Neuorologistas, Pediatras, Neuropediatras, Clínicos Gerais, entre outros”, elencou.
Para a deputada, “pais, mães e cuidadores de crianças com autismo, por exemplo, tem dificuldades tanto para conseguir um diagnóstico do transtorno como para ter acesso a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o desenvolvimento dos filhos. Isso será sanado com uma rede integrada e específica para o atendimento no Piauí”.
Rejane Dias afirmou ainda que, para a conclusão do Projeto, pretende visitar municípios onde iniciativas similares são geridas pelo poder público, a exemplo das cidades de São Paulo, Porto Alegre e Salvador.
“A ideia do Centro no Piauí é integrar todos esses atendimentos em um só lugar, numa estrutura moderna, como são exemplos para o Brasil, o CER e o CEIR”, exemplou.