Reforma tributária: parecer com impostos deve ficar pronto nesta quinta, 4

Grupo apresentará proposta sobre implementação de tributos que substituirão impostos que incidem sobre consumo

Avalie a matéria:
Arthur Lira na Câmara | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, encarregado de debater o projeto que regulamenta parte da reforma tributária, apresenta nesta quinta-feira (3) seu parecer, detalhando o funcionamento de dois novos impostos

O QUE TRATA O TEXTO?

O texto trata da implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do Imposto Seletivo (IS). Os dois novos impostos formarão o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e substituirão cinco tributos que atualmente incidem sobre o consumo: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. 

POSSÍVEIS ALTERAÇÕES

O governo enviou uma proposta, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu formar um grupo de trabalho para discutir possíveis alterações no texto. A votação está agendada para a próxima semana. Segundo o presidente da Câmara, o outro projeto que regulamenta a reforma tributária, abordando o funcionamento de um comitê gestor, será votado em agosto.

AJUSTES

O texto foi ajustado nos últimos dias devido à pressão por alíquotas mais favoráveis, especialmente sobre a carne. Deputados trabalham para isentar esse alimento, incluindo-o na cesta básica, mas não apreciaram a pressão pública do presidente Lula por essa isenção.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES