No quinto dia da missão internacional ao Oriente Médio, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, participou nesta quarta-feira (28) do Nordeste Day, em Abu Dhabi. O evento reuniu representantes de fundos de investimento, além de empresas públicas e privadas dos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de apresentar oportunidades econômicas e atrair novos aportes para a região brasileira.
Oportunidades estratégicas
Durante o evento, Fonteles destacou as potencialidades do Nordeste em cinco eixos principais: transição energética, infraestrutura e logística, agroindústria e segurança alimentar, turismo e economia digital. Segundo ele, os Emirados já mantêm uma relação consolidada com o Brasil, que agora pode ser aprofundada com foco no desenvolvimento do Nordeste.
“Tivemos mais um Nordeste Day para apresentar as oportunidades da nossa região e, claro, o Piauí também apresentou seus projetos prioritários. Os Emirados Árabes já têm uma tradição de cooperação econômica com o Brasil e cada vez mais isso vai se aprofundar com a região Nordeste”, afirmou o governador.
Piauí no radar de investidores
Além da participação no Nordeste Day, o governador teve reuniões bilaterais com importantes grupos de investimento: o Abu Dhabi Fund for Development (ADFD), a holding ADQ e o fundo Mubadala. Fonteles destacou o potencial do Piauí em áreas como energia limpa, mineração, agronegócio e logística.
O ADFD atua com financiamentos e investimentos em países em desenvolvimento, enquanto a ADQ, que possui ativos de mais de US$ 157 bilhões, já investe no Brasil, como os US$ 100 milhões aplicados na startup Loft. A Mubadala também tem presença forte no país, com foco em setores como biocombustíveis desde 2012.
Missão internacional
Organizada pelo Consórcio Nordeste em parceria com a ApexBrasil, a missão busca ampliar a atração de investimentos para a região. A comitiva já passou por Catar e Arábia Saudita e segue nos Emirados Árabes até sexta-feira (30), em um esforço conjunto para fortalecer as relações econômicas entre o Nordeste e o Oriente Médio.