SEÇÕES

Rafael Fonteles fala em candidato 'vestido de Bolsonaro' em 2026 e crava reeleição de Lula

Clima político deve seguir dividido até 2026, avaliam governadores em evento nacional.

Rafael Fonteles diz ter convicção que Lula será reeleito | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Durante participação no evento Diálogos O Globo, nesta quinta-feira (31), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), avaliou que a disputa presidencial de 2026 deve seguir marcada pela divisão entre dois polos. "Tenho convicção de que presidente Lula será reeleito e que o outro candidato deve ter sobrenome Bolsonaro ou será vestido de Bolsonaro."

Ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Fonteles defendeu que, apesar do ambiente ainda polarizado, o campo democrático vem demonstrando capacidade de diálogo. “O campo democrático tem se unido, vemos com a relação do vice-presidente Alckmin com Lula hoje em dia. Torço para que em um futuro breve o clima de polarização política esfrie para voltarmos a aprofundar o debate sobre políticas públicas específicas.

Governadores apontam caminho fora dos extremos

Zema, por sua vez, manifestou esperança de que o eleitorado se volte para nomes mais moderados nas próximas eleições. "Isso deve começar a amenizar a temperatura do ambiente político. Sou confiante em um novo governo com mais responsabilidade e visão de longo prazo, que tenha menos desgaste."

O mineiro também comparou o cenário nacional ao dos estados, afirmando que os debates locais tendem a ser mais equilibrados. "Falta um governo que tenha uma linha de não-extremismo, isso seria positivo para o Brasil."

Energia limpa como vetor de desenvolvimento

No painel, os dois chefes de Executivo também abordaram a transição energética como tema estratégico. Fonteles destacou o potencial do Piauí para se beneficiar da mudança global de matriz. “Entendemos a transição energética como grande oportunidade econômica para industrializar o Estado. Temos desafio de conciliar as agendas, como mineração e agropecuária. Mas as mudanças climáticas independem da nossa vontade. Não negamos essa tendência."

Zema, por sua vez, ressaltou o papel de Minas Gerais no setor, especialmente após tragédias ambientais recentes. "Estamos dando todo apoio ao Vale do Lítio, que é um metal da transição energética. Temos uma região que cresce no Vale do Jequitinhonha."

Tópicos
Carregue mais
Veja Também