O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã deste sábado (25), a reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Cangapara, em Floriano, no Sul do Piauí. Ele ainda anunciou a construção de uma nov maternidade na cidade até o final de seu mandato. Ao todo, foram investidos R$ 983.968,28 na reforma.
Segundo o governador, o aeroporto centraliza muitos municípios e ações na área da saúde, e a partir de hoje passa a utilizar a área aeroportuária, tendo voos regionais, e uma casa de passageiros adequada.
“A gente está voltando aqui antes de 90 dias de governo para entregar obras importantes, onde já colhemos lá enquanto coordenador do pro-piauí na gestão do governador Wellington Dias que fez muito por essa terra, e nós temos a condição de fazer muito mais (...). Esse polo do estado do Piauí que centraliza muitos municípios na área da saúde e também agora na área aeroportuária, o primeiro passo de voos regionais aqui, foi dado. Temos agora uma casa de passageiros adequada, a pista com balizamento noturno já tinha sido aprovada e homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil”, disse Rafael Fonteles.
O líder estadual ainda ressaltou que o próximo passo, em conjunto com o ministro de Porto e Aeroportos, Márcio França, é transformar o aeroporto de Picos e de Bom Jesus em aeroportos regionais, assim como o de Floriano.
"Agora nós vamos acompanhar as companhias aéreas junto com o ministério de portos e aeroportos para transformar o aeroporto de Floriano, Picos e Bom Jesus, em aeroportos regionais com voos comerciais. Esse é o nosso desafio agora, e eu não tenho dúvidas que com o apoio do ministério que quer fortalecer a aviação regional de baixo custo a gente vai conseguir fazer voos regionais para essas três cidades”, declara o governador do Piauí.
O Secretário de Transporte, Jonas Moura, a nova reforma, o terminal de passageiros, vai complementar e deixar Floriano totalmente mais equipado. Segundo ele, a ideia é deixar o aeroporto de Floriano cada vez melhor e um conforto para os passageiros.
“Nós já temos aqui um aeroporto que é uma pista hoje com 1.800 metros com equipamentos de balizamento noturno, e isso com essa obra de hoje, que é o terminal de passageiros, vai complementar e deixar Floriano totalmente equipado para receber inclusive voos regionais”, disse Jonas Moura.
O governador Rafael Fonteles, ainda anunciou que a cidade de Floriano terá uma maternidade, pois o município já é um polo de saúde, e com isso haverá serviços alocados da forma correta.
Em sua visita técnica, o governador analisou que o plano de expansão prevê mais serviços de saúde, como oncologia e cardiologia para Floriano.
“Nos vamos anunciar aqui hoje uma maternidade para Floriano ,e aqui já um pólo de saúde, e será ainda mais esse polo com serviços ainda mais alocados da forma correta. Quem tem uma ocorrência de urgência se direciona a UPA, a mãe gestante que vai ser cuidada na maternidade, e esse hospital vai ser ampliado. E hoje é uma visita técnica para que ele possa prestar um melhor serviço. E no nosso plano de expansão, assim como a gente trouxe o serviço de neurocirgua, e agora oncologia e cardiologia para Floriano”, disse Rafael Fonteles.