Durante missão oficial no Oriente Médio, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reuniu-se nesta terça-feira (27) com representantes do Fundo de Desenvolvimento Saudita (SFD), instituição estatal que financia projetos de infraestrutura, saúde, educação e agricultura em países em desenvolvimento.
No encontro, realizado com o vice-CEO do SFD, Faisal Alkahtani, o governador apresentou as potencialidades do Nordeste brasileiro — com destaque para o Piauí — nas áreas de mineração, infraestrutura, energia e agricultura. Fonteles também destacou os fundos do Consórcio Nordeste como uma estratégia inovadora para a atração de investimentos sustentáveis no Brasil.
Criado em 1974, o SFD é um dos pilares da Visão 2030, plano estratégico da Arábia Saudita que visa diversificar a economia do país, fortalecer sua presença global e impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio de inovação e parcerias internacionais. Até 2025, o fundo terá financiado mais de 700 projetos em cerca de 80 países, com investimentos que ultrapassam os US$ 18 bilhões.
O Brasil figura como parceiro estratégico do SFD. Desde 2019, a atuação da instituição no país tem se intensificado, com destaque para parcerias com o BNDES e aportes previstos de R$ 8 bilhões até 2025. Os investimentos estão concentrados em projetos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, com foco em minerais críticos para a transição energética, como lítio, níquel e terras raras.