O pré-candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles, participou nesta terça-feira (10) do evento 'Turismo: propostas para o Piauí', promovido pela Rede Pense Piauí Turismo, em parceria com a Câmara Setorial de Turismo, que objetiva conhecer as ideias dos pré-candidatos a governador para o setor.
No encontro, realizado no auditório do Senac, na Avenida Campos Sales, Rafael Fonteles destacou que tem a convicção que o turismo tem uma importância muito grande para geração de emprego, trabalho e renda, sendo este o eixo principal do seu programa de governo.
“O turismo é importante para o desenvolvimento econômico de qualquer município, estado ou país, pois gera emprego e renda com uma grande eficiência, gera PIB associada à geração de emprego, e cria cadeias de negócios na região, que impulsionam a economia. Por isso, estamos ouvindo e discutindo propostas que permitem avançar nessa área, visando identificar quais são as prioridades para os sete pólos turísticos do Piauí e qual o volume de investimentos que o Estado pode suportar no setor”, afirma o pré-candidato a governador, Rafael Fonteles.
Ele ressalta ainda exemplos de países onde o turismo é uma prioridade e um vetor de impulsionamento da economia, a exemplo da Espanha, onde o setor do turismo é responsável por 20% do PIB.
Rafael reconhece que o Estado deve ser um impulsionador do turismo, uma vez que é um setor de serviços que gera divisas, principalmente quando contribui com a melhoria da infraestrutura.
Fonteles ainda acrescenta que tem essa convicção desde quando foi secretário estadual da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, na gestão do Governador Wellington Dias, por isso priorizou investimentos que contribuem para desenvolver o litoral, um dos principais pontos turísticos e de potencialidades económicas do Estado, como a implantação e modernização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, que é a segunda ZPE em funcionamento no Brasil e a primeira com distrito tecnológico.
O governo também fez a Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba para potencializar o turismo. E ainda investe em infraestrutura, priorizando obras importantes para alavancar o turismo e fortalecer a atividade econômica, como a Adutora do Litoral, que já levou abastecimento d´água para várias comunidades da região, sendo realizada com recursos do Estado, na ordem de R$ 73 milhões.
“São iniciativas como essas que estimulam o turismo, o crescimento e o desenvolvimento econômico. Mas também precisamos trabalhar em parceria com outros setores, inclusive com a iniciativa privada. E nesse sentido queremos aproveitar a contribuição de todos, inclusive para elencar as prioridades”, ressalta Rafael Fonteles.
Durante o evento, o pré-candidato a governador disse que é importante conhecer e trazer as experiências bem sucedidas de outros Estados, a exemplo do Ceará, e até de outros países, para tentar implantar e desenvolver o turismo do Estado. Rafael ainda pediu a contribuição da Rede Pense Piauí Turismo e da Câmara Setorial de Turismo, além de outras instituições que representam o setor, para elencar propostas prioritárias para aperfeiçoar seu plano de governo nessa área.
O encontro reuniu especialistas, trabalhadores e empresários, com o objetivo de discutir as perspectivas para o futuro e as possibilidades para o Estado desenvolver o turismo, de forma consciente e sustentável, e alavancar ainda mais o crescimento econômico do Piauí.