SEÇÕES

Rafael Fonteles confirma bilhões em investimentos da China e crava: “É um ganha-ganha”

O governador anunciou ainda a ampliação da atuação da empresa estatal chinesa CGN no estado.

Rafael Fonteles destacou o estreitamento nas relações sino-brasileiras. | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no

Durante agenda na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, em Teresina, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou os resultados da missão oficial à China ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O compromisso local foi a inauguração da reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), no bairro Primavera. Em entrevista à imprensa, o governador ressaltou o estreitamento das relações sino-brasileiras e anunciou investimentos bilionários para o estado.

DIPLOMACIA ECONÔMICA


Fonteles fez parte da comitiva presidencial que visitou a China e celebrou a cooperação entre os dois países em diversas frentes. “Testemunhei, como membro da comitiva, um entrosamento muito grande do presidente Lula com o presidente Xi Jinping, dos ministros brasileiros com os ministros chineses e também uma cooperação muito grande entre os empresários brasileiros e chineses”, declarou.

Segundo ele, tanto o fórum empresarial coordenado pela Apex Brasil quanto os encontros oficiais com lideranças chinesas deixaram claro o fortalecimento da parceria bilateral.

Os laços entre o Brasil e a China estão se aprofundando, tanto os laços comerciais, como também o intercâmbio cultural, científico, acadêmico, para que ambos os países se beneficiem, dado que há muita complementaridade entre as duas economias.

ENERGIA LIMPA NO PIAUÍ


O governador anunciou ainda a ampliação da atuação da empresa estatal chinesa CGN no estado. “A empresa CGN, que é uma das maiores estatais chinesas na área de energia, que já atua no Piauí com parque solar e parque eólico no sul do estado, lá em Ribeiro do Piauí e também em Lagoa do Barro do Piauí, anunciando investimentos ainda maiores, da ordem de 3,17 bilhões de reais em energia solar, energia eólica, armazenamento de energia”, revelou.

A novidade, segundo Fonteles, é o foco no armazenamento energético, essencial para garantir maior estabilidade no fornecimento. “O que é uma novidade e ajuda a estabilizar a rede, dado que essas fontes de energia solar e eólica, elas são intermitentes, elas não são constantes”, explicou.

"UMA SINERGIA DE FATO"


Ao avaliar os frutos da missão internacional, Rafael Fonteles celebrou o caráter estratégico da parceria

Então, é realmente uma relação ganha-ganha, é uma sinergia de fato. E por isso que eu fiquei muito animado e ainda trazendo na bagagem um resultado concreto para o Piauí

Tópicos
Carregue mais
Veja Também