No Congresso Nacional as celebridades da cultura e do esporte também chegaram ao time de deputados federais e senadores em 2022. Um dos parlamentares de primeira viagem é o jogador Maurício de Vôlei (PL), representante de Minas Gerais.
Após se envolver em uma polêmica envolvendo declarações preconceituosas sobre um personagem bissexual nos quadrinhos do Super Homem, ele foi abraçado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. Foi eleito com 83.396 mil votos.
Apadrinhado
O ator Mário Frias (PL) também é outro apadrinhado do grupo bolsonarista. Foi secretário de Cultura na gestão anterior do Palácio do Planalto. Eleito deputado federal por São Paulo, com 122 mil votos.
O humorista Tiririca (PL) se elegeu deputado federal por São Paulo pela quarta vez, com quase 72 mil votos. Romário (PL), que fez carreira como jogador de futebol, foi reeleito senador pelo Rio de Janeiro, com 29% dos votos válidos ou mais de 2 milhões de eleitores.
Deputado federal
Outra personalidade dos campos é Danrlei (PSD), mais uma vez deputado federal pelo Rio Grande do Sul, tendo pouco mais de 97 mil votos.
Ao mesmo tempo, nomes como a apresentadora Antônia Fontenelle (Republicanos), o ator e deputado Alexandre Frota (Pros), o ator Felipe Folgosi (PL), o técnico de futebol Joel Santana (Pros) e o lutador Wanderlei Silva (PP) não se elegeram.